São poucos e humildes anos de audiovisual que carrego comigo, mas não demorou muito para que ficasse evidente: esse é um espaço que – mesmo que muitas mulheres circulem – é dominando por homens.
O “domínio” masculino fica ainda mais evidente na direção de projetos audiovisuais. Essa função representa um dos maiores cargos de poder e visibilidade no audiovisual, sendo um espaço de difícil acesso para as mulheres.
Apesar dos desafios enfrentados pelas profissionais na direção, ao longo dos anos, temos visto um crescimento notável na presença e influência de diretoras talentosas que estão desafiando as normas e deixando suas marcas no mercado.
Pensando nisso, aqui vai uma lista com 6 diretoras atuantes no audiovisual que me inspiram a seguir nessa contramão:
Nascida na Bahia e atualmente dividindo-se entre São Paulo e Rio de Janeiro, combina vida e arte desde 2010, expressando-se poeticamente no cinema, mesclando elementos experimentais e documentais para explorar sua visão única do mundo.
Graduada em Artes com ênfase em Cinema pela UFBA e especializada em direção de fotografia pela Bucareste Ateliê de Cinema, Juh é diretora e roteirista de curtas-metragens autorais, como “eu, negra”, “Irun Orí”, “Náufraga” e “Axé, irmãos”.
Além disso, ela dirige videoclipes, projetos de ficção, documentários, fashion e projetos artísticos, e atualmente atua como diretora de cena na Pródigo Filmes, ganhando destaque também por seu trabalho na novela “Vai na Fé”.
Natural de Salvador – BA e atualmente residindo em São Paulo – SP, é uma artista multidisciplinar que utiliza diferentes práticas para construir suas obras, tais como fotografia, vídeoarte, escrita e instalações.
Através de sua introspecção, das trocas territoriais e pesquisas, discute sobre existência a partir das experiências que cada corpo-alma tem com o tempo, espaços, conhecimento, nutrição, identidade, consciência e memórias. Dialoga sobre espiritualidade, ancestralidade e o afeto como potencializador de cura.
Cursou técnico de arte e tecnologia na instituição Oi kabum, 2014 e direção de fotografia na Bucareste, 2022.
Carolina Markowicz é uma diretora e roteirista de cinema brasileira. Reconhecida por seu trabalho tanto em curtas-metragens quanto em longas, ganhou destaque internacional por suas produções que frequentemente abordam questões sociais e temas contemporâneos de maneira sensível e provocativa.
Seu curta-metragem “O Órfão” (2018) recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Curta-Metragem em Live Action. A obra trata da história de um adolescente que enfrenta dificuldades em ser adotado por um casal gay devido a suas preferências sexuais.
De Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, Milena Manfredini é cineasta, antropóloga, artista visual e curadora independente. Graduada em Antropologia pela PUC-Rio e em Cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
Seu portfólio inclui uma série de filmes que ela dirigiu e roteirizou, como “Eu Preciso Destas Palavras Escritas”, “Camelôs”, “Guardião dos Caminhos”, “De um lado do Atlântico”, “Mãe Celina de Xangô” e “Grandes Senhoras”, além de colaborar no roteiro do longa “Chic Show” para a Globoplay.
Milena também é reconhecida por seu trabalho em residências artísticas, produzindo videoartes para museus, e recentemente teve várias obras comissionadas pelo MAR – Museu de Arte do Rio.
Além disso, ela desempenha um papel ativo como curadora em mostras e festivais de cinema, sendo a mente criativa por trás da Mostra de Cinema Narrativas Negras.
Essa é uma lista com seis profissionais da direção, porém, esse é nosso quinto e último tópico. Não é erro de digitação nem vacilo do estagiário.
We Are Magnolias é uma dupla composta por duas diretoras: Barbara Sassen e Nate Rabelo. Ambas atuam no mercado publicitário e já trabalharam em campanhas com grandes marcas como: Johnnie Walker, Mitsubishi, Budweiser, Lacta, Coca- Cola e Motorola.
A última campanha que a dupla assinou direção foi um comercial da Lacta. Daqueles atemporais, que apesar de ser um marketing para o natal, tem um olhar detalhista, que funciona em qualquer época do ano, principalmente na páscoa que já tá logo ali. Confira: