Earth, Wind & Fire, Gloria Gaynor, Sister Sledge, Blondie, Donna Summer entre outros nomes foram fundamentais pro desenvolvimento da Disco Era. O movimento surge a partir da década de 1970, influenciando a cultura pop a partir da música, filmes, séries de TV, formas de se vestir entre outros aspectos presentes até os dias de hoje.
E por falar no hoje, recebi a missão de pontuar alguns nomes e lançamentos importantes que vem resgatando elementos dessa fase aqui no Brasil. Vamo nessa?
Mano Brown (feat. Don Pixote, Seu Jorge) – Dance Dance Dance
O principal Mc da música brasileira fez de Boogie Naipe sua obra prima. A faixa “Dance Dance Dance” não é somente um dos hits do projeto, ela bebe diretamente da fonte do soul e dos elementos da Disco Era.
Febem, Pizzol e Luccas Carlos – Club
O ano era 2016, e em seu projeto de estreia solo “Elevador”, Febem aposta em diferentes sonoridades, uma delas é o acerto aplicado em “Club”.
Tassia Reis e Nelson D – Me Beije
“Próspera D+” é um projeto clássico da Tassia Reis, “Me Beije” é uma das tracks que compõem a playlist House é Preta, uma das maiores dos streamings do Brasil. Pega a visão:
Ashira – Auto Filter
Em 2022 Ashira chegou com tudo na faixa “Auto Filter”, mesclando elementos da Disco Era com uma melodia de tirar o fôlego, saca só:
iéti, Tarcis & Dona Nyna – “Rua sem lei pt. 2“
Se o Bglh é House, quando me junto com Tárcis é fato que a pegada inicial vai brincar com o gênero, somado a musicalidade da Dona Nyna, é tiro certo!
Yoún & Carlos do Complexo – “Não vou dançar sozinho“
Juntou Gian Pedro, Shuna e Carlos do complexo, é hit! A faixa que saiu nas últimas duas semanas foi feita pra quem tá na pista, bom demais.
ogoin, Linguini e Maui – Luzes e Flashes
Por falar em lançamento os brabos de BH e se uniram a Maui, diretamente da Baixada Fluminense pra fazer “Luzes e Flashes” um dos hinos de 2023.
Tárcis & Bivolt – Gato Preto
Em uma das principais faixas do projeto “Todo mundo ama o sol”, Tárcis convoca Bivolt para um acerto maravilhoso em “Gato Preto” deslizando no House com muita melodia.
FBC – O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar para Outro Planeta
Se em “Baile” FBC trouxe os hits e fortaleceu ainda mais seu nome na pista, em “O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar para Outro Planeta”, o artista elevou o nível da sua narrativa explorando elementos da Disco Era com muita criatividade, sendo um dos projetos mais importantes do ano.
Nill – Zero Zero 7
Nill só dropa projeto brabo, não tem jeito. Em “O Resgate do Maestro”, o rapper brinca com diversas sonoridades e entrega tudo na “Zero Zero 7”, um dos nomes da House é preta.
Joss Dee & Luedji Luna – Banho de Folhas (Joss Dee Remix)
É mesclando elementos do house, brincando com o swing e molejo do Afrobeat, característica principal do seu corre que Joss Dee faz um remix maravilhoso de ˜Banho de Folhas˜ da nossa querida Luedji Luna.
Pra fechar, temos Jersey que fala brinca com funk, que flerta com elementos da Disco sem perder a essência de rap, muito rap deixamos como indicação dois lançamentos: