Equipe Brasileira dá show no ISA Games 2024 e alcança o número máximo de representantes nas Olimpíadas para a modalidade.
O surfe brasileiro chega com moral nos Jogos Olímpicos. Além dos atletas já classificados pelo ranking da WSL – entidade internacional do surfe -, os canarinhos das águas salgadas asseguraram mais 3 lugares na disputa.
As classificações vieram com os ótimos resultados no ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe. Confira:
Gabriel Medina foi o grande campeão do masculino, Tati Weston conquistou o vice-campeonato, que abriu portas para a vaga extra no feminino, preenchida por Luana Silva, e, Tainá Hinckel colocou pra baixo na quarta fase do evento, carimbando seu passaporte olímpico, por meio de uma das vagas nominais existentes.
O resultado de tantas conquistas individuais não poderia ser outro: a equipe brasileira foi a campeã, cumprindo o dever de casa de classificar o maior número possível de atletas para as Olimpíadas de Paris. No total, serão seis representantes: três na categoria feminina, e três na categoria masculina.
Confira alguns dos melhores momentos da equipe brasileira no evento:
Onda de Yago Dora entra no top 3 do primeiro dia de disputas
Onda da classificação de Tainá Hinckel
Conheça os atletas que vão defender o surfe brasileiro nas Olimpíadas de 2024
Tainá Hinckel (@tainahinckel)
Tainá Hinckel é a atual campeã brasileira de surfe. A catarinense é filha de ex-surfista e, aos 14 anos, já estava competindo pelo Circuito Mundial da WSL.
Tati Weston (@tatiwest)
Tati Weston é a 7ª colocada no ranking mundial de surfe feminino. Em 2021, foi vice-campeã mundial e já defendeu o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio.
Luana Silva (luanasilva__)
Luana compete pela elite do surfe mundial desde 2016. Em 2022, ficou em 5º lugar na disputa do Challenger Series. A brasileira naturalizada faz parte dos nomes promissores do surfe feminino da nova geração.
Gabriel Medina (@gabrielmedina)
Gabriel Medina é tricampeão mundial, e foi o primeiro brasileiro a vencer um mundial de surfe. Além dos inúmeros títulos na carreira, Medina é reconhecido pela ousadia em inovar manobras, principalmente, em campeonatos.
Filipe Toledo (@filipetoledo)
Filipe Toledo é o atual bicampeão mundial de surfe e, desde 2019, integra o ranking dos top 5 melhores surfistas do mundo. O especialista em aéreos é integrante da elite do surfe mundial desde os 17 anos.
João Chianca (@joaochumbinho)
João Chianca, também chamado de Chumbinho, foi campeão sul-americano em 2019. Recentemente, em 2022, venceu sua primeira etapa do circuito mundial, em Portugal.