O Pena Paracuru Surf Festival começou na última quinta-feira (14) e vai até domingo (24). O evento reuniu as disputas do CBSurf Longboard , SUP Surfe e Taça Brasil.
A Praia Ronco do Mar, no Ceará, foi o visual escolhido para receber a primeira etapa do circuito brasileiro de surfe. O evento, que termina dia 24 de março, já teve a estreia dos atletas de longboard, SUP Surfe, e na última segunda-feira (18), tivemos início à Taça Brasil: a única competição que dá acesso à elite do surfe nacional.
Destaques Longboard e SUP Surf
No longboard profissional, o paulista Jefson Silva e a pernambucana Atalanta Batista levantaram o caneco, garantindo a liderança do ranking nesse início de temporada.
Atalanta Batista foi destaque entre os comentaristas e entusiastas do surfe longboard pela constância que vem acumulando quando o assunto é competição. Essa foi a quarta vez consecutiva que a pernambucana caiu no mar em uma disputa e saiu campeã.
“Os seus resultados são frutos de suas escolhas. Eu me dedico muito aos treinos e ao trabalho como professora de surf e faço tudo para estar sempre na minha melhor forma. Minha alimentação é regrada e até minha vida fora d’água é sempre direcionada ao meu foco como atleta. Acredito que equilíbrio é tudo e se você quer mesmo alguma coisa, tem de se esforçar muito para conquistar” – Disse a heptacampeã nacional, Atalanta Batista, à CBSurf
A edição vem fazendo história, pelo belíssimo desempenho dos atletas. O último final de semana ficou marcado como os melhores dias de notas em baterias dos últimos tempos. Segundo o site da CBSurf, essa é a etapa do brasileiro de longboard com maior número de médias 9,0 em disputas oficiais.
Outro exemplo da evolução dessa modalidade foi o atleta Raone Caleb, que garantiu a 4ª colocação pela categoria Sub 18, com apenas dez anos de idade, mostrando que a nova geração do esporte está chegando muito forte.

No SUP Surf, a emoção não foi menor! Na final do masculino, o tetracampeão Luiz Diniz colocou o nível da bateria lá em cima, com um 9,33 logo nas primeiras ondas.
Mesmo com toda a pressão, Wellington Reis foi aumentando sua média aos poucos, com duas ondas muito fortes, acima dos 8,0 pontos, e conquistou a vitória, se tornando o campeão dessa edição.
No feminino, mais uma vez, uma multicampeã brilhou. Aline Adisaka é paulistana e tetracampeã brasileira de SUP. Desde o início da competição, a atleta manteve um alto nível de surfe, terminando os dias de competição de longboard e SUP com chave de ouro e mais um troféu para a carreira.
A boa notícia é que, se você não conferiu tudo o que rolou em tempo real, ainda dá tempo de acompanhar a final do festival na Praia Ronco do Mar, que tem agora na água, os atletas correndo pela Taça Brasil, tanto na categoria feminina, quanto na categoria masculina.
São mais 100 surfistas na modalidade masculina, e 48 na feminina, brigando pelo título da 1ª etapa. E aí?! Pra quem vai sua torcida?