A galera da Redley marcou presença no maior festival de surfe da América Latina e mostrou as novidades.
Foto: Daniel Smorigo / 213 Sports
O Saquarema Surf Festival chegou a sua 4ª edição trazendo ativações e competições inéditas. Rolaram a 2ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe; disputa de skate; shows com música ao vivo, e atrações gratuitas na areia e no mar.
O festival aconteceu entre os dias 15 e 21 de Abril de 2024, e reuniu surfistas de diversos países da América do Sul. Os vencedores somaram pontos no ranking regional da WSL e ficaram mais próximos da tão sonhada vaga para o Qualifying Series, que dá acesso ao lugar mais alto do surfe mundial. O evento também contemplou as categorias de Longboard e Pro Junior-20, tanto na modalidade feminina, quanto na masculina.
No QS 5000, Laura Raupp e Lucas Vicente levaram a melhor, conquistando 5000 pontos no ranking brasileiro. Já no LQS (competição organizada pela WSL na categoria longboard), os troféus ficaram com Evelin Neves e Alexandre Escobar. Fechando a lista de vencedores, tivemos Cauet Frazão e Arena Rodriguez no Pro Junior-20.
Além de títulos inéditos como o de Alexandre Escobar, que nunca havia ganhado um evento da WSL, uma grande novidade foi o R.E.M.A Skateboarding Challenge: o primeiro desafio de skate dentro do Saquarema Surf Festival. Marlon Silva e Vi Kakinho formaram duas equipes profissionais, que deixaram o evento ainda mais irado. Nilo Peçanha, do time da Redley, esteve lá marcando presença.
Foto: Instagram Saquarema Surf Festival
A organização do evento conseguiu transmitir a diversão única que o surfe tem de diversas formas. Próximo à pista de skate, ficaram estruturas de surfe elástico, surfe mecânico, espaço para aulas de yoga e dança, entre outras brincadeiras. Para os que queriam entrar ainda mais no clima, as aulas de surfe foram a principal escolha, levando 5 pessoas por vez para a água com profissionais do esporte.
Foto: Gabrielle Gonçalves
Pensando na acessibilidade, a turma do Praia Para Todos montou estruturas na areia para receber pessoas com dificuldade de locomoção, que podiam usar as cadeiras anfíbias disponíveis e eram transportados até o mar. Conversamos com o André Gustavo – beneficiado pelo serviço -, que elogiou a iniciativa e disse que ativações como aquela deveriam ter aparecido antes.
Foto: Daniel Smorigo / 213 Sports
Em Outubro, o município de Saquarema vai receber outra etapa da WSL: dessa vez, do Challenger Series, em que surfistas do mundo inteiro disputarão 15 vagas para a elite do surfe mundial, sendo 10 para os homens e 5 para as mulheres. Fique de olho para não perder, porque sempre vale a passada no Maracanã do surfe.
A realização do Saquarema Surf Festival foi da WSL, junto com a 213 Sports e V3a Agência.