Para quem ama ir à praia na estação mais quente do ano, aprender a surfar é a desculpa perfeita para passar o dia todo na água. Selecionamos quatro praias do Rio de Janeiro que são ideais para a prática de iniciantes.

O verão no Rio de Janeiro não é só uma estação. Com as altas temperaturas, chegam as férias escolares, o Carnaval, e é claro, as praias lotadas. Essa também é uma ótima época para aprender a surfar na região, já que os ventos estão sem força e, consequentemente, as ondas ficam menores.
Além disso, a cidade é rodeada por praias, com diferentes características, que permitem aprendizados específicos e visuais de tirar o fôlego. Vale explorar cada pedaço do litoral carioca e encontrar qual deles combina mais com a sua vibe!
Praia do Arpoador, Rio de Janeiro – RJ
O mar lotado nos dias de verão são um bom sinal para os iniciantes: quando o canto esquerdo da Pedra do Arpoador está repleto de surfistas, geralmente, o mar está propício para as primeiras remadas.
Caso você encontre outras matérias indicando essa praia para surfistas intermediários e avançados, não se assuste! Isso pode variar conforme a estação do ano: nos meses de inverno, as ondas atingem grandes alturas, e são ótimas para quem surfa de pranchinha. Já no verão, o mar varia de tamanho, com uma média de 1 metro ao longo dos dias, com ótimas condições para o uso das softboards (pranchas de isopor, usadas nas primeiras aulas de surfe).
Outro motivo para escolher a Praia do Arpoador para aprender a surfar é o grande número de escolinhas de surfe no local. Em uma busca simples em buscadores na internet, ou uma passada pela orla, você encontra inúmeras opções para iniciar sua prática com segurança e orientação.

Praia da Macumba, Rio de Janeiro – RJ
Outro lugar conhecido pelos surfistas no Rio de Janeiro é a Praia da Macumba, localizada no Recreio dos Bandeirantes: Zona Oeste da cidade.
Conhecidas por uma beleza mais “selvagem”, as praias dessa região são mais difíceis de serem acessadas, devido à oferta de transporte público até elas. Por consequência, costumam estar mais vazias, mesmo nos meses de extremo calor do Rio.
Assim como a Praia do Arpoador, as ondas na Macumba costumam atingir uma altura pequena no verão, e ao contrário do pico da Zona Sul, essa é uma onda extensa, que tende a seguir cheia e com força até a areia, proporcionando mais tempo de diversão após o drop (nome de subida na prancha).
Em contrapartida, dificilmente encontramos estandes ou locais físicos que ofertem aulas de surfe. Com exceção da Escolinha de Surf Rico, que fica na entrada da praia, para contratar um profissional pode ser necessário pesquisar previamente em sites, redes sociais, ou nos locais próximos que funcionam como guardarias de pranchas.

Praia Grande, Arraial do Cabo – RJ
Além do município do Rio, vale explorar as praias da Região dos Lagos. Se você já pesquisou sobre, ou vive no Rio de Janeiro, com certeza já ouviu falar sobre a beleza do mar de Arraial: impressionante pelos seus tons de azul e verde cristalinos, com uma variada fauna marinha.
Vale conhecer todas as praias da região, porém, para a prática do surfe, Praia Grande é o destino ideal. A extensa faixa de areia proporciona diferentes locais para cair na água, desconcentrando os surfistas, e evitando o crowd.

Praia de Itaúna, Saquarema – RJ
Nosso “Maracanã do surfe” tem uma energia diferente. Não é a toa que, historicamente, é palco de uma das etapas do WSL Championship Tour: a divisão de elite do surfe mundial.
O destino é mais procurado por surfistas experientes, mas vale a checagem sobre as condições da maré e a altura das ondas. Dependendo do vento e altura do mar, o cenário pode ser propício para iniciantes, principalmente no verão.
Por ser conhecida como a capital brasileira do surfe, não é difícil encontrar oferta de aulas e equipamentos na região. Ainda assim, vale uma pesquisa prévia para avaliar preços e melhores horários com profissionais.
