Não é segredo algum que a Redley mantém uma relação profunda com o cenário musical. Seja apoiando eventos ou artistas, ou mesmo através de projetos que celebram a cultura da música, a marca sempre esteve imersa nessa cena pulsante.
Desta vez, a Redley ultrapassou fronteiras – literalmente – ao lado da família Marley, para apresentar ao mundo a coleção Redley x Bob Marley. Uma coleção que não só é grandiosa em sua concepção, mas também significativa.
Bob Marley, um ícone da música, permanece como uma das maiores influências em todo o mundo. Qualquer um que se proponha a criar algo relacionado à sua figura está enfrentando um desafio extraordinário.
A Redley lançou uma coleção de tirar o fôlego e para capturar toda a essência desse ícone, era preciso alguém com audácia para criar uma campanha que unisse os nomes Redley e Bob Marley. A brilhante ideia por trás da campanha foi concebida por Pedro Cardoso, especialista de Branding da Redley, responsável por grande parte do trabalho de pesquisa por trás do filme. A direção do filme da campanha foi para diretora e roteirista Grazi Olliveira. Esse trabalho em conjunto possibilitou a estruturação de uma narrativa que honrasse tanto a marca quanto o legado de Bob Marley.
Grazi Olliveira é diretora, inicialmente do cenário do skate, migrou para o mundo audiovisual, acumulando experiência em campanhas publicitárias ao longo do caminho. Uma velha amiga da Redley, Grazi já deixou sua marca em diversas colaborações anteriores, incluindo a parceria Redley x Canal OFF e a campanha da marca em conjunto com a artista Camila Rosa.
Em colaboração estreita com a equipe da Redley, Grazi mergulhou em um extenso trabalho de pesquisa sobre a cultura do reggae e sua relação com o Brasil. A pergunta essencial “Como representar essa coleção?” encontrou sua resposta nas ruas e ritmos de São Luís do Maranhão, a capital do reggae no Brasil.
Na história que acompanha a campanha espalha-se pela região a notícia de um Reggae Night. Cada elemento da campanha foi meticulosamente pensado, cada detalhe carregando consigo seu próprio significado.
A campanha buscou unir elementos que conectassem a cultura de Bob Marley com a riqueza cultural do Brasil. Resultando em cores vibrantes e em cenas como a do jogo de futebol, esporte mais popular do país do qual Bob Marley era fã assumido.
Uma outro elemento emblemático que representa essa união da cultura da Jamaica com o Brasil aparece nas cenas de dança. Além da música e da moda, a cultura do reggae do Maranhão também é profundamente enraizada na sua expressão corporal.
Um elemento fundamental é o “agarradinho”, um jeito único de dançar reggae, produto da apropriação do Reggae pela comunidade do Maranhão. Estilo de dança que compete até mesmo para ser patrimônio imaterial do Estado.
“Se tivesse que fazer uma continuação, ainda teria muita história para contar”.
Todo o elenco foi selecionado entre pessoas do Maranhão, preservando a relação autêntica e conexão íntima dos personagens e da própria campanha com a cultura local.
Foram meses de pré produção, 5 diárias e mais de 10 locações. Pedro, especialista de branding da Redley, destaca a importância do tempo de pré-produção, crucial para criar uma campanha que estivesse alinhada com a visão coletiva. Um mês antes da gravação, Grazi emergiu completamente em São Luís, explorando as locações e identificando possíveis modelos que capturassem a essência única da coleção.
A construção da campanha foi acompanhada em contato direto com a família Marley, eles se mostraram receptivos e profundamente identificados com a mensagem e os elementos da campanha.
O projeto editorial físico foi exibido na pré-estreia do filme “One Love”, no dia 8 de fevereiro. Em São Luís a exibição contou com a presença de todos os participantes do filme.
Para encerrar, a parceria entre Redley e Bob Marley não é apenas uma união de marcas, mas sim um encontro de movimentos culturais. Sob a direção criativa de Pedro Nascimento e direção de cenografia de Grazi Olliveira, a campanha se tornou uma forma de testemunho de que ambos, Redley e o legado Bob Marley são lendas em seus próprios direitos.