Bob Marley é o principal nome da Reggae Music, qual sua influência nos dias de hoje?
Robert Nesta Marley nasceu na Jamaica, mais especificamente em Saint ann, na Zona Rural, no norte do país, em 1945. Filho de uma Jamaicana, Celella Booker com um Britânico.
Após a morte do pai, o futuro artista se mudou, ao lado de sua mãe para Kingston, fato que apresenta uma camada densa em sua criação, sofrendo preconceito por ser filho de uma mulher negra com um homem branco.
Anos mais tarde, Bob Marley e O’Riley Livington – o “Bunny” começam suas primeiras músicas, conhecendo mais tarde Peter Mcintosh, que se junta aos dois músicos. Por volta de 1962, o empresário Leslie Kong convidou Bob para gravar seu single “Judge Not”, marcando o início de sua carreira.
Ao lado de Bunny e Peter, Bob cria os Wailling Waillers, pautado todalmente no Ska, gênero musical que pavimenta o caminho para o reggae, em uma mistura pura dos sons africanos com o R&B.
Após uma temporada nos Estados Unidos, o grupo passa a se chamar The Wailers, que ao lado de Lee Perry, construíram singles raros como “Soul Rebel”, “Small Axe”, “400 Years”, fazendo parte da cultura Rastafari que vinha crescendo da após dia na Jamaica.
O The Waillers deu vida a quatro discos: “Catch a Fire”, “Burnin”, “Natty Dread”, do single hit “No Woman, No Cry” e “Rastaman Vibrations”, onde o grupo passa a se chamar Bob Marley & The Waillers.
No final da década de 70, a Jamaica passava por uma crise política e social alarmante, onde Bob Marley passou a se posicionar cada vez mais como uma voz que clamava pelo fim da guerra.
Ainda em 1976, o artista sofre um atentado, dois dias antes do show “Smile Jamaica”, quando sua casa foi invadida, alvejando com balas, e ferindo gravemente Rita Marley sua esposa, e seu empresário Dom Taylor.
O artista sofreu feridas no peito e no braço e ainda sim se apresentou para mais de 80 mil pessoas. Sua influência passa a crescer mundialmente após o álbum “Exodos”, onde o hit “One Love” ficou por 50 semanas no top das paradas de sucesso.
Em 1977 o artista ganha a Medalha da Paz, pela ONU. Dois anos mais tarde em 1979, Bob dá vida a “Survival” um dos seus maiores clássicos políticos, um disco denso.
Por ter se tornado um ícone mundial, vemos a aceitação do Reggae Music crescendo em todos os países, possibilitando um circuito cada vez maior de artistas do gênero ser projetado.
Apesar de 1977 ter trazido grandes frutos para o seu legado, neste ano o artista foi diagnosticado com um câncer de pele. Em 11 de maio de 1981 o artista morre devido ás complicações em seu câncer e a data de seu nascimento passa a ser feriado nacional na Jamaica.
Seu posicionamento político marca os avanços na luta do movimento negro até os dias de hoje. Sua poesia e suas melodias são referência para inúmeros artistas não só do Reggae, mas do R&B, Afrobeat, no Hip Hop e em diferentes gêneros da música preta.
E no movimento de construir uma relação entre o público que cresceu acompanhando a vida e carreira do artista, e da juventude que não teve contato com sua obra, a Redley Lança a coleção Alma Solar & Sun is Shining, fruto de uma pesquisa aprofundada, indo no berço do Reggae do Brasil, São Luís do Maranhão, a Jamaica Brasileira.
Leia: RESISTÊNCIA! SÃO LUÍS E A FORÇA DO REGGAE
A coleção já está disponível no site e você pode conferir aqui: