Convocamos um dos maiores coletivos de Sound System do Brasil pra bater um papo sobre produção cultural, Reggae e Bob Marley.
“One Love” já está entre nós. Assistir o filme biográfico do Bob Marley é aquele programão família, pra você se emocionar e cantar junto todos os clássicos do maior nome do Reggae de todos os tempos. Seguindo nessa, a Redley colocou na pista uma coleção quente em colaboração com a família do artista e você pode conferir indo direto no site.
Nas últimas pautas já falamos sobre a influência do Bob Marley na cultura, cobrimos o lançamento do filme e trouxemos um papo bacana sobre São Luís e a força do reggae no nordeste, mas hoje, o papo é com uma das minhas maiores referências musicais, os donos da quarta de cinzas em todo carnaval carioca, o Digitaldubs.
O surgimento do Digitaldubs
O primeiro evento oficial do Digitaldubs foi em 2001. Marcus MPC que é um dos frentes da iniciativa, começou nesse corre a partir da necessidade de ouvir na rua os sons que ele ouvia em casa, mas não encontrava nos bailes normalmente. Nomes como Nelson Meirelles e Jah Criss foram Dj’s importantes ao longo dos 22 anos de cultura Sound System aqui no Rio de Janeiro.
A influência do Bob Marley na criação do Digitaldubs
A influencia do Bob Marley é na vida né. Bem antes deu pensar em fazer som. Ele é o maior – não só no reggae. Mas o engraçado é que quando eu comecei a tocar com Digitaldubs eu não tocava sons do Bob, porque era SÓ o que já rolava em todo lugar 😅. Eu queria apresentar algo que não tinha espaço ainda, mostrar a diversidade do reggae, outros artistas da fundação, as novidades, incentivar novos talentos. Hoje já é bem diferente! Felizmente posso tocar minhas favoritas do Bob sem culpa 🙂 sempre.
Marcus mpc – fundador do digitaldubs
Carnaval e a cultura Sound System
A cultura Sound System e o carnaval tem tudo a ver. É assim em toda diáspora caribenha pelo mundo. O carnaval de Notting Hill em Londres, por exemplo, é a maior referencia nisso. Batendo um papo com Marcus, percebo que esse sempre foi o objetivo do Digitaldubs no carnaval, imprimir esse olhar com uma das maiores produções culturais do planeta.
Segundo ele, aos poucos a quarta de cinzas virou tradição do Digitaldubs no Rio, (sou prova viva disso). A gente nota as energias se reequilibrando, o carnaval é sempre mó doidera e trazer reggae e resistência pra rua nesse momento mais ameno é uma parada muito importante.
Bob Marley x Redley x Digitaldubs
E por falar sobre a influência do Bob Marley na criação do Digitaldubs e sua referência nos dias de hoje, não tem como passar batido a conexão de peso que a Redley fez com a equipe Sound System.
A última edição do baile aqui no Rio de Janeiro foi um sucesso, reafirmando que moda e cultura caminham lado a lado e nada mais justo que nesse eventão trajar os artistas com as peças mais boladas da coleção. Confira:
Digitaldubs e os Mc’s convidados na edição de 2024
Esse ano o evento na Praça XV, na quarta de cinzas, foi repleto de convidados. Tem coisa que só vai acontecer ali na hora, sem ensaio e não foi diferente dessa vez.
Vimos um bem bolado com vários Mc’s quentes da cena este ano, com Kbrum chegando firme, Hélio Bentes do Ponto de Equilíbrio, Dada Yute, Nega Rê e até mesmo nosso artista da Redley, Maui chegou brabo no Ragga. Quem viu, viu.
Os movimentos do Digitaldubs e Marcus MPC
Nos últimos anos Marcos MPC tem focado muito no CryptoRastas que é um projeto inovador. Ele funciona como um Club/comunidade global que empodera o movimento reggae com uso da tecnologia.
Pra fechar, ele diz:
Por conta do CryptoRastas tenho feito menos produções com Digitaldubs. Mas em compensação quando fazemos, é um lance especial. 2024 tamo vindo bonito.
Em breve vamos anunciar o próximo baile no Rio! Na agenda internacional tem Peru, México e Europa. E quem sabe, se der tempo, lançamos algum som novo que tá guardado no nosso case.
Quer saber mais sobre o Digitaldubs? confira a página da equipe Sound System e fique por dentro das novidades.