O bairro do Leme é considerado um dos mais bonitos do Rio de Janeiro e ganhou esse nome por conta da Pedra do Leme, cujo formato, visto de cima, se parece com o leme de um navio.
Extremamente isolada no período colonial, de 1915 até meados dos anos 1930, a região ganhou as Comunidades do Chapéu Mangueira e da Babilônia. Trinta anos depois, a verticalização e a especulação imobiliária atingiram o bairro com tudo e muitos prédios foram erguidos. Foi em busca de tranquilidade que a escritora Clarice Lispector se instalou na Rua Gustavo Sampaio nos últimos anos de sua vida (1965 a 1977), hoje a multiartista Zezé Motta mora no apto que pertenceu a escritora.
O bairro, de natureza exuberante, tem diversas atrações que agradam moradores e turistas. Para quem gosta de praticar esportes ao ar livre, a praia do Leme é um prato cheio e para quem aprecia uma boa culinária o charmoso bairro não deixa a desejar. Abaixo listo algumas dicas:
No mar
“Quem surfa no Leme surfa em qualquer lugar”, se você já surfou na praia do Leme provavelmente já escutou esse frase. O pico conhecido como Pipelime não ganhou esse apelido por acaso, quando a ondulação entra com força e na
direção ideal, os tubos lembram a mítica onda havaiana. Nessa situação, o show de habilidade fica por conta dos mais atirados e há quem diga que é mais fácil pegar aquela esquerda de bodyboard ou no peito. Para quem quiser aprender a surfar o pico, eu indico @bpão021, @lemesurfclub e @leansurfcoach.
No mato
Um passeio pouco badalado, mas que considero um dos melhores do Rio de Janeiro é o Forte Duque de Caxias. A trilha é super tranquila, segura e arborizada. Em 20 minutos de caminhada você chega ao topo do Morro do Leme
e se depara com uma vista privilegiada de 360o da cidade. Pão de Açúcar, Praia de Copacabana, Cristo Redentor e Niterói, tudo no mesmo pacote. Dá pra imaginar? E o melhor, para fazer a trilha o investimento é de apenas R$4,00 inteira/ R$2,00 meia (isso porque o local pertence ao Exército).
Na areia
A faixa de areia do Leme é extensa e a qualquer hora do dia você vai encontrar alguém se exercitando. Beach Tênis, Vôlei, Altinha e Futevôlei são os esportes do momento. Se essa é a sua praia, as minhas dicas são: @ctdoaltas, @arenafutevoleileme, @fidelis.bt e @ctlemerio.
No calçadão
A orla do Leme tem uma gama de atividades. Muaythai, Funcional e Yoga são algumas delas, mas a mais antiga é a capoeira. O núcleo Canto do Leme do Grupo Senzala de Capoeira (@senzalacantodoleme) faz parte da rotina do bairro há 18 anos. Liderado pelo Mestre Duzentos e pela Contramestre Pantera, o grupo treina às terças e quintas na praça ao ar livre. A energia do coletivo pode ser visto também em todo último domingo do mês da roda de capoeira que o grupo promove.
Pra comer
Come-se muito bem no Leme. O La Fiorentina é o point dos artistas e oferece uma comida italiana sem igual. O Bristô Salomé é uma ótima opção para quem curte comida francesa e um bom vinho. Já o Yayá Comidaria Pop Brasileira é a pedida perfeita para os amantes da tradicional comida brasileira. Por fim, e não menos importante, o Bar do David proporciona aos clientes gastronomia premiada e vista de cinema no alto do Chápeu Mangueira.
E aí, alguma dessas atrações já faz parte da sua rotina? O que vai entrar na sua lista de desejos a partir de agora?