Se você buscar se aprofundar no reggae em territórios brasileiros, é fato que irá se deparar com a força que São Luís do Maranhão possui em relação ao gênero musical. Na troca de hoje, a gente chega com novidade. A colaboração da Redley com Bob Marley, que acabou de sair do forno, é marcada pelas cores, elementos e os valores do Reggae.
Nessa nova coleção nosso time foi direto na fonte, na Jamaica brasileira em São Luís do Maranhão, pra resgatar e viver a experiência e a potência que a massa regueira possui. Com isso, construímos uma série com todas as cores e estilo que só o reggae nacional possui. A verdadeira união entre Alma Solar & Sun is shining.
Muito mais que música, muito mais que movimento, a “Massa regueira” da capital cultiva um estilo de vida, que influencia na forma como os cidadãos se vestem, os encontros e festas e até mesmo na movimentação local. É só perceber os paredões de som que não perdem em nada para o da Furacão 2000, aqui no RJ.
Histórias nos contam que a chegada do reggae no Maranhão vem junto dos marinheiros que chegavam no porto e deixavam os discos trazidos da Jamaica para pagar os serviços de hospedagem.
Tendo seu primeiro Boom na década de 1980, a popularidade do reggae se expandiu, o que tornou São Luís a capital do gênero e um dos principais expoentes quando o assunto é trazer um tom mais brasileiro pro estilo.
“O reggae em São Luís surgiu e foi ganhando força primeiramente na periferia. Ele foi muito abraçado pela juventude negra das periferias de São Luís que identificaram aquele ritmo como um instrumento de lazer. Por conta disso sempre houve um preconceito social e racial contra o reggae”, pontua a jornalista Karla Freire.
Apesar de ser um movimento que nasce no underground da capital, vimos a partir da década de 1990, um forte abraço da classe média, que começou a incorporar o ritmo em seus locais de divertimento, construindo e diversificando os espaços híbridos. O intuito era de quebrar a barreira social antes estabelecida, passando a se tornar um movimento que une todas as classes.
Dizem os relatos que as primeiras músicas de Bob Marley chegaram ao Brasil por sinais de rádio que cruzavam o oceano. Sua mensagem de amor e positividade até hoje é celebrada nas tradicionais festas de Reggae em São Luís, no Maranhão.
Apesar de ser uma cultura importada, o reggae do Maranhão é diferente de qualquer outro lugar no mundo. A força e o impacto que o movimento trouxe para a capital, desde a construção das músicas, o ritmo dos bailes e todos os seus elementos, só provam que a resistência cultural segue viva.
A coleção chega às lojas essa semana, então fica ligado nas nossas redes sociais pra não perder nada.