“Tem um Quilombo no Quintal de Casa” é um documentário realizado por mulheres sobre o território quilombola em Magé, na Baixada Fluminense. Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, o curta-metragem será exibido neste sábado, 29/03, em Duque de Caxias.

Dirigido por Rute Sant’Anna, o documentário abre um diálogo sobre a importância sociocultural, ancestral e afetiva do Quilombo de Bongaba, um dos três territórios quilombolas certificados pela Fundação Palmares em Magé.
Com uma equipe liderada por quatro mulheres, Rute Sant’Anna, 26 (roteiro e direção), Bárbara Martins, 27 (câmera, edição e assistência de roteiro e direção), Mirella Souza, 24 (produção executiva) e Larissa Carvalho, 29, as filmagens aconteceram ao longo de 2024.
A obra contempla uma troca com as duas partes que integram o território do Quilombo Bongaba: o Refúgio Caioaba, onde residem os remanescentes quilombolas, e o terreiro de candomblé Ilê Asè Ogun Alakoro.
“Ele é um convite para os baixadenses se apropriarem de seu legado ancestral, porque falar de quilombo na Baixada é falar de pertencimento, é honrar a nossa terra. Esse filme tem o compromisso de devolver o orgulho de pertencer ao território BXD.”
— Rute Sant’Anna, diretora do filme.

Sobre a exibição
Para o evento de estreia do documentário Tem um Quilombo no Quintal de Casa, está prevista uma roda de conversa logo após a exibição do filme — que acontece às 17h — e, para fechar a noite, um set do DJ Wall, um dos nomes mais interessantes da discotecagem preta no Rio de Janeiro.

Serviço:
EVENTO | Exibição do documentário ‘Tem um Quilombo no Quintal de Casa’
Data: 29/03 (sábado)
Horário: A partir das 17h
Endereço: Gomeia Galpão Criativo: Rua Dr. Lauro Neiva, 32 – Jardim Vinte e Cinco de
Agosto, Duque de Caxias – RJ
Atrações: exibição do curta-metragem; roda de conversa; set do DJ Wall (@odjwall).
Classificação: Livre
Entrada franca
